09/09/2014

Adventistas do Sétimo Dia e Luteranos: Quais as Semelhanças?

Por Que Abordar Semelhanças e Diferenças?
Amigos realmente sinceros e de longos anos, cristãos dedicados e leais a Deus, dispostos a doar-se um ao outro nas dificuldades, às vezes se vêem diante de problemas turvam sua amizade por serem de religiões diferentes, problemas que gostariam de superar, mas que, por não conseguirem entender bem sua causa, se entristecem e até se desanimam. Muitas e lindas amizades correm o risco de se terminar quando esbarram num obstáculo muito sério: o Preconceito Religioso.

                Mas, por que o chamado Preconceito Religioso é assim tão perigoso? Porque ele é pai dos gêmeos Intolerância e Desrespeito, que são especialistas em acabar com as mais belas relações humanas. A boa notícia é que o Preconceito tem uma fragilidade muito fácil de ser explorada: é filho da Ignorância com o Desconhecimento, os quais não suportam viver em presença do casal Sinceridade e Conhecimento. Aliás, assim como as Trevas fogem quando surge a Luz, o Desconhecimento desaparece quando o Conhecimento entra em cena.
                Sempre que uma pessoa sincera busca o verdadeiro conhecimento, elimina a ignorância e o desconhecimento, evitando que o preconceito nasça e dê origem à intolerância e ao desrespeito.
                Muito longe de buscar o confronto entre denominações religiosas, muito longe de tentar mostrar a “superioridade” de uma sobre outra, este texto busca, sim, à luz esclarecedora da Bíblia, salientar pontos de contato, pontos de crença comuns entre Adventistas e Luteranos e mostrar de forma clara e transparente, sempre de acordo com a Bíblia, a forma como vêem os Adventistas alguns pontos doutrinários sustentados pelos irmãos Luteranos.
                E onde está o verdadeiro conhecimento, aquele Conhecimento que traz sabedoria, sabedoria para a Salvação? Evidentemente, obviamente, está na Palavra de Deus, e é nela que encontramos o alerta: “O temor do Senhor é o princípio da Sabedoria” (Provérbios 9:10).
                Tendo em vista a aproximação da segunda vinda de Cristo, este trabalho visa estabelecer uma base de apoio bíblica comum para que, como crentes fiéis, Luteranos e Adventistas do Sétimo Dia possam aguardar juntos aquele grande dia.
                Pontos coincidentes entre nossas crenças mostram o quanto estamos próximos; examinando nossas crenças em comum, podemos ver importantes pontos de contato, reconhecendo que tanto uns quanto outros crêem que:
  1. A autoridade da Palavra de Deus.
  2. A salvação unicamente pela Graça de Deus.
  3. A segunda vinda literal de Jesus.
  4. O verdadeiro batismo é por imersão.
  5. A Divindade.
  6. A obediência a Deus.
Sendo ponto pacífico aquilo que uns e outros crêem da mesma forma, seria desnecessário comentar aqui tais aspectos, sendo mais produtivo concentrarmos-nos no estudo das diferenças existentes.
                Examinando com mais cuidado todas as crenças de ambos os grupos para ver onde se diferem, sempre à luz esclarecedora da Palavra de Deus, encontramos as seguintes divergências:

1.  A forma do batismo:
Os Luteranos crêem na validade do batismo por aspersão, em que a água é simplesmente aspergida sobre o batizando.

Os Adventistas crêem que:
O batismo é necessário para a salvação, pois é uma demonstração pública de que o candidato aceitou a Jesus como seu Salvador. Para que o batismo seja eficaz, a pessoa deve primeiramente crer, ou seja, saber o que está fazendo:
Mateus 28:18-20 à “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade Me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
Marcos 16:16 à “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.”

O batismo deve ser feito por imersão total e completa do candidato nas águas, simbolizando a morte para o pecado e o nascimento como nova criatura em Cristo Jesus, que nos deu o exemplo no Seu batismo:
Mateus 3:13-17 à “Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu.
Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Jesus saiu da água porque ao ser batizado esteve imerso completamente nela. O batismo do tesoureiro da rainha Candace reforça a mesma idéia:
Atos 8:26-38 à “Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi. Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém, estava de volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaías. Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o. Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo? Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca. Na sua humilhação, lhe negaram justiça; quem lhe poderá descrever a geração? Porque da terra a sua vida é tirada. Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus. Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado? Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco.

João Batista batizava num lugar onde “havia muitas águas”; se fosse para aspergir um pouquinho sobre cada pessoa, não precisaria haver “muitas águas”:
João 3:22-23 à “Depois disto, foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia; ali permaneceu com eles e batizava. Ora, João estava também batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo e era batizado.

O Batismo simboliza nossa morte para o pecado, sepultados nas águas, e nossa ressurreição com Cristo como novas criaturas, aptas a fazer a vontade de Deus:
Romanos 6:1-8 à “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na Sua morte? Fomos, pois, sepultados com Ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com Ele na semelhança da Sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da Sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com Ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos.”
Colossenses 2:12 “à tendo sido sepultados, juntamente com Ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.”
Com tantas passagens demonstrando que o batismo bíblico tem significados muito importantes, tais como:
 a opção pública por Cristo de uma pessoa consciente do que faz,
* a morte do velho homem para o pecado, que simbolicamente é sepultado nas águas, e
 o renascimento de uma nova criatura em Cristo, apta ao Reino dos Céus,
como se poderia pensar noutra forma de batismo
* que não seja por imersão,
que não seja de pessoas com idade suficiente para entenderem a decisão que estão tomando ao lado de Cristo,
que não seja apoiada claramente na instrução das Escrituras Sagradas,
que não seja espelhada no exemplo que Jesus nos deixou (Ele que não precisava de batismo, pois
não tinha pecados), sendo batizado numa idade onde seu intelecto estava plenamente desenvolvido,
demonstrando Sua vontade de forma inequívoca?

2.  A imortalidade da alma:
Muitos cristãos crêem que cada indivíduo possui uma alma imortal e indestrutível, distinta do corpo, a qual o deixa por ocasião da morte e vai para o céu ou para o inferno.

Os Adventistas crêem que o homem foi criado como “sendo” uma alma vivente, e não “tendo” uma alma.
Gênesis 2:7 à “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”

Crêem que o Único que possui imortalidade é o Senhor Deus:
1ª Timóteo 6:15-16 à “a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A Ele honra e poder eterno. Amém!”.

Crêem que na morte o fôlego de vida cessa e volta a Deus, que o deu, e que não há consciência, não há qualquer conhecimento nem emoção após a morte; os mortos nem mesmo podem louvar a Deus.
Eclesiastes 12:7 à “e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.”
Jó 27:3 à “enquanto em mim estiver a minha vida, e o sopro de Deus nos meus narizes,”
Salmo 146:4 à “Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios.”
Salmos 6:5 à “Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro, quem te dará louvor?”
Salmos 115:17 à “Os mortos não louvam o SENHOR, nem os que descem à região do silêncio.”
João 11:11-14 à “Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu;”

Se alguém se der ao trabalho de fazer uma pesquisa em toda a Bíblia, verá que ela refere a palavra “alma” umas 1600 vezes, mas em nenhuma delas diz “alma imortal”. Verá, também, que a Bíblia compara a morte ao sono 53 vezes.
Ninguém tem alma imortal, ninguém tem vida eterna naturalmente; o único meio de recebê-la é através da graça de Deus mediante a fé em Jesus. A vida eterna está reservada apenas e tão somente aos filhos de Deus.

Note que Jesus prometeu dar a vida eterna para os que Lhe forem fiéis. Mas, por qual motivo Jesus daria vida eterna a quem já tivesse uma alma imortal?
Mateus 19:29 à “E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe ou mulher, ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna.”
Mateus à 25:46 “E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.”
Lucas 10:25 à “E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”
Lucas 18:18 à “Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”
João 3:15 “para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.”
João 3:16 à “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
João 3:36 à “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.”
Veja: vida eterna é para quem crê no Filho.
João 4:14 à “aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que Eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.”
João 4:36 à “O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro.”
João 5:24 à “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
João 5:39 à “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.”
João 6:27 à “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo.”
João 6:40 à “De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.”
Note bem: Vida eterna só após a ressurreição.

João 6:47 à “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.”
Logo, quem não crê, não tem a vida eterna. Sendo assim como Jesus afirmou, a vida eterna não pode ser para todos, mas apenas e tão somente para os que nEle crêem.

João 6:54 à “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.”
João 6:68 à “Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna;”
João 10:28 à “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.”

Se alguém já tivesse imortalidade (uma alma imortal é imortalidade!), Jesus não precisaria de lhes prometer vida eterna. Para que dar vida eterna a alguém que já é imortal? Não seria algo como “chover no molhado”?
João 12:25 à “Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.”
João 12:50 à “E sei que o Seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que eu falo, como o Pai mo tem dito, assim falo.”
João 17:2 à “assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que Lhe deste.”
João 17:3 à “E a vida eterna é esta: que Te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”
Atos 13:46 à “Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Cumpria que a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios.”
Atos 13:48 à “Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.”

Romanos 2:7 à “a vida eterna