26/01/2014

JOSÉ BATES, O PIONEIRO DA REFORMA ADVENTISTA.

O personagem mais interessante entre os fundadores da denominação adventista do sétimo dia foi José Bates, ele que na sua infância apenas tinha o desejo de ser marinheiro, e estaria no pináculo da glória se somente realizasse uma viagem para descobrir o mundo.

O seu sonho foi realizado, e não somente se tornou um marinheiro de grandes aventuras, mas tornou-se o comandante da marinha britânica em 1821, e a partir daí que começa a sua grande obra de reforma, principalmente no aspecto de saúde.

Na primeira viagem como comandante convenceu-se da inconveniência de um hábito que seguira por mais de um ano, a saber: o de tomar bebidas “espirituosas”, ele tomava um copo por dia, ao meio dia, e esse era o seu limite, mas agora o desejo ultrapassava a sua necessidade, pois preferia a bebida do que o alimento. Naquela tarde resolveu nunca mais beber, e nunca quebrou essa resolução.

O grande comandante Bates, foi cada vez mais coerente com os seus erros relacionados com a sua saúde e resolveu não mais fumar, esforçou-se arduamente para se libertar do hábito de blasfemar, ele então começou a estudar a Bíblia. Assim passo a passo e sozinho, esse homem de vontade forte e de elevados ideais tentou reformar-se e consequentemente tornar-se homem limpo de hábitos irrepreensível.

Nas dificuldades encontradas no mar, Bates sentia-se pequeno e um grande vazio existencial dentro de si, e saia correndo, quase em desespero para encontrar um lugar em secreto para orar e formou o hábito de passar o tempo que precedia o café, em oração, leitura da Bíblia e meditação.

Depois dessa grande experiência, Bates voltou ao lar com a sua esposa e resolveu baptizar-se juntamente com a sua esposa na igreja cristã. Sentindo que a sua reforma de temperança fora a mais importante da sua carreira, decidiu partilhar a sua experiência com outros, lançando-se na formação do que ele julgava ser a primeira organização dessa natureza: A sociedade de temperança de Fairhaven.

A sociedade não era a primeira, na área de saúde, mas ele foi o pioneiro na área da reforma em prol da saúde. A maioria dos membros dessa sociedade eram antigos comandantes de navios, dentro de pouco tempo a sociedade de temperança tornou-se uma instituição muito popular.

Nas suas próximas viagens, o comandante Bates fez do navio uma instituição de reforma, dando as instruções de não haver bebidas alcoólicas, nem intoxicantes e nem blasfémia, exceto uma pequena quantidade na caixa de medicamentos, para ser dispensada sob prescrição do comandante, e no navio a palavra de comandante era lei.

No outono de 1839, Bates recebe um convite para ir a uma conferência sobre a Segunda vinda de Cristo. Interessouse pelo assunto, o pregador era Guillerme Miller, não perdeu uma reunião da série de conferências, e o tornou-se o primeiro homem de toda história a ser adventista de sétimo dia.

Bates passou pelo primeiro desapontamento, na primavera de 1844, e também pelo grande desapontamento de 22 de outubro de 1844, quando todos esperavam a vinda de Cristo e Ele não veio, mas Bates foi perseverante e na primavera de 1845, Bates visitou o grupo de adventista de Washington que estava guardando o Sábado, assim ele começou a guardar o Sábado sendo o primeiro dos proeminentes guias dos adventista do sétimo dia a aceitar o Sábado.

José Bates futuramente tornou-se pastor, e o primeiro presidente da organização adventista, foi o primeiro líder a adotar a reforma da saúde deixando os alimentos cárneos, manteiga, gordura, queijo e bolos substanciosos, mas a sua posição final era que todo o homem seguisse a sua própria convicção.

Assim que através de um grande sonhador, um comandante preocupado com a saúde e a vida espiritual, que não desistiu dos seus objetivos apesar dos desapontamentos, que hoje a igreja adventista do sétimo dia tem um amplo conhecimento da reforma da saúde, que foi ampliado por Ellen G. White, mas devemos a Bates o grande presente da reforma de saúde.
Fonte: http://gilbertotheiss.blogspot.pt/2007/11/jos-bates-o-pioneiro-da-reforma.html


Nota: Nossos ministros devem tornar-se inteligentes nesta questão. Não a devem ignorar, nem se desviar pelos que os chamam extremistas. Verifiquem o que constitui a verdadeira reforma de saúde, e ensinem-lhe os princípios, tanto por preceito, como por tranquilo e coerente exemplo. Em nossas reuniões grandes, devem ser ministradas instruções quanto à saúde e à temperança. Buscai despertar o intelecto e a consciência. Ponde no serviço todo talento de que dispondes, e secundai o trabalho com publicações acerca da matéria. “Educai, educai, educai”, é a mensagem que me tem sido incutida. — Christian Temperance and Bible Hygiene, 117; Conselhos Sobre Saúde, 449 (1890).