“Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: ...tu és Pedro [petros] e sobre esta pedra [petra] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. – Mateus 16.16-18
“Apascenta os meus cordeiros... Pastoreia as minhas ovelhas... Apascenta as minhas ovelhas”. – João 21.15-17
Após a confissão de fé de Pedro, ele [Cristo] determinou que sobre ele construiria a sua Igreja; a ele prometeu as chaves do reino dos céus... – Vaticano II [1]
Um
papa infalível como sucessor de Pedro, que tem as chaves do reino do céu, sendo
o vigário de Cristo? Antes foi a declaração arrogante de que a pompa e os
poderes foram herdados de Constantino. Hoje afirma-se que a declaração de Cristo
a Pedro fez dele o primeiro papa, a pedra sobre a qual “a única Igreja
verdadeira” foi construída, e todos os que o seguiram nesse ofício têm sido seus
sucessores, não importa a violência e as fraudes que usaram para consegui-lo,
nem suas atitudes malignas. A autoridade que o papa possui hoje e a religião
católica que ele lidera estão ancoradas sobre essa afirmação.
O papa
é a Igreja Católica. Sem ele a Igreja não poderia funcionar e nem mesmo existir.
Por isso é importante estudarmos esse assunto mais a fundo. Pouco importa o que
o fiel católico comum pense ou faça. Mas as doutrinas e os feitos da hierarquia
e principalmente dos papas continuam controlando a Igreja. É aí que o nosso foco
deve estar, não na opinião de alguns católicos que dizem não acreditar na metade
do que a Igreja ensina. (Essas pessoas não deveria se chamar “católicas”. Por
que confiar numa Igreja para obter a salvação eterna se ela nem é digna de
confiança em assuntos menos importantes?)
E que
dizer da declaração de Cristo a Pedro: “sobre esta pedra edificarei a minha
igreja?”(Mateus 16.18). Os protestantes argumentam que existe um
jogo de palavras no verso chave acima. No grego, “Pedro” é petros, uma pedrinha, enquanto
“pedra” no grego é uma petra,como a rocha de Gibraltar,
por exemplo. Uma petra tão imensa obviamente só poderia ser o
próprio Cristo e a confissão de que Jesus é o Cristo, que Pedro acabara de
fazer.
Os
apologistas católicos modernos respondem que Cristo estava provavelmente falando
em aramaico, o que elimina o jogo de palavras e deixa Pedro como a pedra sobre a
qual a Igreja foi edificada. Essa posição, contudo, certamente nega uma das
doutrinas básicas do catolicismo romano, a profissão de fé tridentina. Ela exige
que todos os clérigos, a partir do papa Pio IV (1559-1565), aceitem a
interpretação das Sagradas Escrituras somente de acordo com o consenso unânime
dos Pais [da Igreja].
O Testemunho dos Pais da Igreja
Os Pais da Igreja Católica Romana posicionaram-se unanimemente
contra a interpretação católica atual. E é Von Dollinger (foto), um católico
devoto, uma autoridade da história eclesiástica e que ama a sua Igreja, quem
aponta para esses fatos.
Como
os “Pais da Igreja” (líderes da Igreja até o papa Gregório, o Grande, que morreu
em 604) interpretam esta passagem? Acontece que neste assunto em particular eles
são unânimes em concordar com a posição dos protestantes. Nenhum deles
interpreta essa passagem como os católicos são ensinados a entendê-la
atualmente.
Para
estar de acordo com o ensino unânime dos Pais da Igreja, um católico teria de
rejeitar o dogma de que Pedro foi o primeiro papa, que ele era infalível e que
transmitiu sua autoridade a sucessores. O historiador e católico devoto Von
Dollinger lembra fatos inegáveis:
De todos os Pais que interpretam estas passagens nos Evangelhos (Mateus 16.18, João 21.17), nenhum as aplica ao bispo de Roma como sucessor de Pedro.Quantos Pais se ocuparam com estes textos, mas nenhum daqueles cujos comentários possuímos – Orígenes, Crisóstomo, Hilário, Agostinho, Cirilo, Teodoro e aqueles cujas interpretações são coletadas às centenas – têm sequer insinuado que o primado de Roma é a conseqüência da comissão e promessa feita a Pedro!
Nenhum deles explicou que a pedra ou fundamento sobre o qual Cristo construiria a sua Igreja seria o ofício dado a Pedro que devia ser transmitido aos seus sucessores, mas entenderam que se tratava do próprio Cristo ou da confissão de fé de Pedro sobre Cristo; muitas vezes afirmando que eram as duas coisas juntas.[2]
Em
outras palavras, ao contrário do que a maioria dos católicos tem aprendido, os
Pais da Igreja Católica Romana posicionaram-se unanimemente contra a
interpretação católica atual. E é um católico devoto, uma autoridade da história
eclesiástica e que ama a sua Igreja, quem aponta para esses
fatos.
Outros
historiadores católicos concordam com Von Dollinger. Peter de Rosa, também
católico devoto, habilmente contesta a supremacia e a linha contínua de sucessão
papal desde Pedro:
Pode ser um choque para eles [católicos] saber que os grandes Pais da Igreja não viam conexão alguma entre a declaração [Mateus 16.18] e o papa. Nenhum deles aplica “Tu és Pedro” a alguém mais senão a Pedro. Um após outro, todos analisaram-na: Cipriano, Orígenes, Cirilo, Hilário, Jerônimo, Ambrósio, Agostinho. E eles não são protestantes.
Nenhum deles chama o bispo de Roma de “pedra” ou aplica especificamente a ele a promessa das chaves do reino. Isso é tão surpreendente para os católicos, como se eles não pudessem encontrar menção alguma dos Pais sobre o Espírito Santo e a ressurreição dos mortos...
Para os Pais é a fé de Pedro – ou o Senhor em quem Pedro deposita sua fé – que é chamado de “pedra” e não Pedro. Todos os concílios da Igreja, de Nicéia, no século IV, ao de Constância, no século XV, concordam que o próprio Cristo é o único fundamento da Igreja, isto é, a pedra sobre a qual a Igreja se sustém.
...nenhum dos Pais fala de uma transferência de poder de Pedro aos que o sucederam ...Não há indicação alguma de um ofício petrino permanente.
Então a Igreja primitiva não olhava para Pedro como bispo de Roma, nem, por conseguinte, pensava que todo bispo de Roma seria o seu sucessor... Os evangelhos não criaram o papado; porém o papado buscou apoio nos Evangelhos [mesmo que isso não seja possível].[3]
O fato
dos papas durante séculos terem se baseado em documentos fraudulentos (A
Doação de Constantino e os Falsos Decretos) para justificar sua
pompa e poder, mesmo após terem sido expostos como deliberadas falsificações,
mostra como esses “vigários de Cristo” não apreciavam a verdade. Também nos
mostram que naqueles dias os papas não baseavam suas justificativas para a sua
autoridade papal e a suposta sucessão apostólica desde Pedro em Mateus 16.18. Se
isso ocorresse eles não precisariam de documentos falsos para autenticar sua
posição. Tal aplicação para as palavras “Tu és Pedro” foi inventada muito mais
tarde.
Quem é a Pedra?
A verdade sobre o assunto não depende da questionada
interpretação de alguns versículos, mas sim da totalidade das Escrituras. O
próprio Deus é claramente descrito como a “pedra” ou “rocha” infalível de nossa
salvação através de todo o Antigo Testamento. (Deuteronômio 32.3,4; Salmo
62.1,2, etc.). Na verdade a Bíblia declara que Deus é a única pedra: “Pois quem é Deus, senão o SENHOR? E quem é rochedo,
senão o nosso Deus?” (Salmo 18.31).
O Novo
Testamento torna igualmente claro que Jesus Cristo é a pedra sobre a qual a
Igreja é construída, e que Ele, sendo Deus e um com o Pai, é, portanto, a Pedra.
Cristo e Seus ensinamentos (Mateus 7.24-29) são rocha onde o “homem prudente edifica a sua
casa”, e não Pedro. O próprio
apóstolo Pedro frisa que Cristo é a “pedra angular” sobre a qual a
Igreja é construída (1 Pedro 2.6-8). E ele cita uma passagem do Antigo
Testamento para enfatizar isso.
Paulo,
do mesmo modo, chama Cristo “a pedra angular” da Igreja e declara que a
Igreja também é edificada “sobre o
fundamento dos [todos] apóstolos e profetas” (Efésios 2.20). Esta declaração
nega claramente que Pedro tenha uma posição especial no fundamento da
Igreja.
Pedro Não Recebeu Promessa Alguma
Os Pais da Igreja nem ao menos puderam reconhecer no poder das
chaves, e no poder de ligar e desligar, qualquer prerrogativa ou senhorio do
bispo de Roma.
Quando
Cristo deu a Pedro “as chaves do reino dos Céus” (Mateus 16.19), Ele explicou o que aquilo significava:
“o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na
terra terá sido desligado nos céus”. A mesma promessa foi renovada a todos
os discípulos em Mateus 18.18, assim como em João 20.23, com a especial
aplicação, neste contexto, ao perdão de pecados.
A
chave para ligar e desligar e remir ou reter pecados foi claramente dada a
todos, não só a Pedro. Portanto, não é certo afirmar que Pedro tinha poder e
autoridade especial sobre os demais apóstolos. Tal conceito não se encontra em
parte alguma do Novo Testamento e era desconhecido mesmo para a Igreja Católica
Romana até alguns séculos mais tarde. A Pedro foi dado o privilégio especial de pregar o Evangelho, primeiro aos
judeus (Atos 2.14-41) e depois aos gentios (Atos 10.34-48), mas ele não recebeu
nenhuma autoridade especial.
Os
apologistas católicos alegam que as palavras de Cristo a Pedro em João 21.15-47
(“apascenta meus cordeiros”, “pastoreia as minhas ovelhas”) deu-lhe
autoridade única. Pelo contrário, o próprio Pedro aplicou esse mandamento a
todos os anciãos (1 Pedro 5.2) do mesmo modo que Paulo fez (Atos 20.28).
Novamente é Von Dollinger quem nos informa:
Nenhuma das antigas confissões de fé, nenhum catecismo, nenhum dos escritos patrísticos, que visavam instruir o povo, contém uma sílaba sequer sobre o papa, nem sequer uma indicação mínima sobre o fato de toda certeza da fé e doutrina depender dele...
Os Pais da Igreja nem ao menos puderam reconhecer no poder das chaves, e no poder de ligar e desligar, qualquer prerrogativa ou senhorio do bispo de Roma, tanto mais que – o que à primeira vista fica óbvio para qualquer um – eles não viram um poder dado primeiramente a Pedro, e em seguida repetindo precisamente as mesmas palavras a todos os apóstolos, como algo que fosse peculiar a ele, ou uma herança para a linhagem dos bispos de Roma, e eles usavam o símbolo das chaves significando exatamente o mesmo que a expressão figurada de ligar e desligar...
O poder das chaves ou de ligar e desligar, foi universalmente reconhecido como pertencente a outros bispos, tanto quanto ao bispo de Roma.[4]
Nenhum Poder Especial Foi Dado a Pedro
A
autoridade especial que tem sido alegada pelos papas católicos romanos, que
afirmam ser os supostos sucessores de Pedro, jamais foi exercida por Pedro. Em
suas epístolas o apóstolo exorta seus iguais; não dá ordens a subordinados.
“Aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles...” (1 Pedro 5.1). Ele não oferece base em seus escritos para
nenhuma posição ou poder eclesiástico oficial e exaltado. Pedro declara ser
simplesmente “testemunha dos sofrimentos de Cristo” (1 Pedro 5.1) junto com todos os apóstolos, que foram
“testemunhas oculares da sua majestade” (2 Pedro 1.16). Ele não faz uma única afirmação em seu
favor, simplesmente se coloca entre os outros apóstolos.
A
reunião de “apóstolos e anciãos” em Jerusalém por volta de 45-60 d.C. descrita
em Atos 15.4-29 foi organizada por iniciativa de Paulo, não de Pedro. (Não foi
“o primeiro Concílio da Igreja”, como alguns afirmam. Não havia hierarquia na
Igreja, nenhuma delegação de fora, todos os presentes residiam em Jerusalém.)
Além do mais, foi Tiago, e não Pedro, quem parece ter tomado a liderança.
Conquanto Pedro tenha feito uma declaração importante, ela não foi doutrinária,
sendo apenas um resumo de sua experiência ao levar o Evangelho primeiro aos
gentios. Tiago, contudo, discorreu sobre as Escrituras e argumentou sobre um
ponto de vista doutrinário. Além do mais, foi Tiago quem disse: “Pelo que julgo eu... [meu veredito é]” (Atos
15.19) e sua declaração tornou-se
a base da carta oficial enviada a Antioquia.
Não há
evidências de que Pedro tenha intimidado os outros, mas Tiago o intimidou. O
temor de Tiago e sua influência e liderança levaram Pedro a se voltar à
tradicional separação dos gentios. Como resultado, Paulo, que escreveu muito
mais do Novo Testamento do que Pedro, e cujo ministério foi muito mais
abrangente, censurou Pedro publicamente por seu erro (Gálatas 2.11-14).
Certamente Pedro não agia como papa, nem era tratado assim pelos
outros.
Os Verdadeiros Sucessores dos Apóstolos
Cristo
mandou que os apóstolos fizessem discípulos através da pregação do Evangelho.
Ele acrescentou que cada pessoa que cresse no Evangelho deveria ser ensinada a
obedecer a todas as coisas que Ele havia ensinado. A declaração: “ensinando-os [aos discípulos que se
converterão] a guardar todas as
coisas que vos tenho ordenado” (Mateus 28.20), não pode ser atribuída exclusivamente a uma
liderança hierárquica. Esperava-se que todos aqueles que se tornaram discípulos de Cristo
através da pregação dos discípulos originais obedecessem a tudo que Cristo havia ordenado aos apóstolos.
Para que pudessem fazer tudo que os 11 foram comissionados, cada discípulo comum
precisava ter a mesma autoridade e o mesmo poder procedentes de Cristo que os
apóstolos tinham.
Quaisquer que tenham sido os mandamentos e poderes que os
apóstolos receberam de Cristo, eles foram passados a todos os que creram no
Evangelho (ou seja, seus próprios discípulos), os quais, por sua vez, ensinaram
esses mandamentos aos seus conversos, e assim por diante, até o presente.
Portanto fica evidente que não somente uma classe especial de bispos,
arcebispos, cardeais, papas ou um Magistério, são sucessores dos apóstolos, mas todos os cristãos.
A
história da Igreja primitiva apresentada no Novo Testamento diz isso. Os
apóstolos obedeceram ao que Cristo mandou: fizeram discípulos aos milhares e
ensinaram a eles todos os mandamentos de Cristo; e o próprio Cristo, do céu,
capacitava seus novos discípulos para desempenharem esta grande comissão. Os
cristãos se multiplicaram e as igrejas foram estabelecidas em todo o Império
Romano.
Não havia catedrais. A igreja local se reunia nas
casas.
Não
havia catedrais. A igreja local se reunia nas casas. Sua liderança era um grupo
de anciãos piedosos, mais velhos e maduros na fé e que viviam vidas exemplares.
Não havia hierarquia, nem local ou tampouco sobre um território maior, que
tivesse de ser obedecida por causa de seu ofício ou título. Não havia classe
seleta de sacerdotes que possuísse autoridade especial para agir como
intermediária entre Deus e o povo. Isso se aplicava ao sacerdócio judaico, que
era uma sombra das coisas que haveriam de vir (Hebreus 7.11-28; 10.1-22) mas
tornou-se terrivelmente corrupto e teve seu fim no sacrifício feito na
cruz.
Todos os crentes foram encorajados a orar e profetizar
nas reuniões da Igreja. Paulo deixou isto bem claro: “Quando vos reunis [como Igreja], um tem salmo, outro, doutrina, este traz
revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito
para edificação. No caso de alguém falar em outra língua, que não sejam mais do
que dois, ou quando muito três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete...
Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem. Se,
porém, vier revelação a outrem que esteja assentado, cale-se o primeiro [a fim de que o outro
fale]. Porque todos podereis profetizar um após
outro, para todos aprenderem e serem consolados... Portanto, meus irmãos,
procurai com zelo o dom de profetizar e não proibais o falar em outras línguas”
(1 Coríntios 14.26-40).
Não Havia uma Classe de Elite
Nenhuma das promessas de Cristo aos apóstolos foi
somente para eles ou para uma classe de elite. Por exemplo: “Se dois dentre vós, sobre a terra,
concordarem a respeito de qualquer coisa, que, porventura, pedirem, ser-lhes-á
concedida por meu Pai que está nos céus” (Mateus 18.19). “Tudo quanto pedirdes
em meu nome, isso farei...” (João 14.13) e novamente: “Se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele
vo-la concederá em meu nome” (João 16.23). Todos os cristãos que crêem na
Bíblia oram em nome de Cristo, embora a promessa tenha sido dada ao Seu círculo
íntimo de apóstolos. Todos os católicos tomam o pão e o vinho na missa, mesmo
que Cristo tenha dito a todos os apóstolos: “Fazei isto em memória de mim” (Lucas 22.19).
Está
claro que tudo o que Cristo determinou a seus amigos mais chegados se aplicava a
todos os convertidos e a todos os cristãos de hoje. Isso quer dizer que se dois
cristãos concordarem sobre alguma coisa em oração esta lhes será concedida, ou
que tudo o que um cristão pedir ao Pai, em nome de Cristo, lhe será dado? Sim.
Então, por que nem toda oração é respondida? Todas elas são respondidas, mas
para algumas a resposta é “não” e para outras, “mais tarde”. O “nome” de Cristo
não é uma fórmula mágica, que, se adicionada à oração, assegura uma resposta
automática positiva. Pedir em Seu nome significa pedir como Ele pediria, para
Sua honra e glória, não para a nossa.
Nesse
ponto a Igreja tem decepcionado tremendamente os católicos sinceros. Cada oração
que um padre católico faz não é respondida automaticamente mais do que aquelas
feitas pelos católicos comuns, ministros protestantes ou leigos. Isso é obvio.
Ainda assim diz-se que um membro do clero católico tem um poder especial sobre
qualquer coisa que ele pronunciar usando o nome de Cristo – o que for ligado ou
desligado, ou o perdão de pecados – ocorre automaticamente. Não é assim. É
desonesto dizer que o desligamento do pecado (que não pode ser verificado)
ocorre a cada vez que o sacerdote o pronuncia, se desligar da doença ou do
débito (algo que pode ser verificado) raramente acontece quando ele pronuncia o
desligamento.
A
implicação é clara: qualquer coisa que se obtenha através da oração ao Pai em
nome de Cristo, ou qualquer graça obtida quando dois cristãos concordam, ligar e
desligar ou perdoar pecados, não acontecem automaticamente, pela mera expressão
de uma fórmula, mas é feito somente através de Cristo trabalhando por meio de
vasos escolhidos, quando, onde e como Lhe agrada.
Nenhuma dessas promessas era cumprida automaticamente, sob a
direção única de Pedro ou qualquer um dos outros apóstolos. Nem são concedidas
instantaneamente a um membro da Igreja Católica Romana ou de qualquer hierarquia
religiosa. Esses dogmas falsos têm posto aqueles que acreditam neles sob o poder
de Roma, levando-os a procurar num sacerdote aquilo que é a herança de todo
discípulo verdadeiro de Cristo.
Os Tiranos do Passado e o Magistério de Hoje
O grande apóstolo Paulo escreveu que desde que os
governantes civis não ordenem algo contrário à vontade Deus, todo cristão,
inclusive os próprios apóstolos, devem obedecer suas ordens (Romanos 13.1-7).
Devemos orar “pelos reis e por todos os que estãoinvestidos de
autoridade” (1 Timóteo 2.1-3). Todos os cristãos devem estar sujeitos
“aos que governam, às autoridades...” (Tito 3.1).
A submissão total que Roma exige tem sido expressa por muitos
papas, mas nenhum deles as expressou mais claramente do que Nicolau I
(858-867).
Paulo
escreveu aos cristãos: “Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao
rei como soberano, quer às autoridades como enviadas por ele...” (1
Pedro 3.13-14). Os papas ensinaram
exatamente o contrário: que eles eram os supremos soberanos e que somente suas
leis deveriam ser obedecidas, inclusive pelos reis. A submissão total que Roma
exige tem sido expressa por muitos papas, mas nenhum deles as expressou mais
claramente do que Nicolau I (858-867):
É evidente que os papas não podem estar ligados nem tampouco sujeitos aos poderes terrenos, nem mesmo aos do apóstolo [Pedro], se ele voltasse à terra; desde que Constantino, o Grande, reconheceu que os pontífices representam o poder de Deus na terra, a divindade não pode ser julgada por nenhum homem. Somos, portanto, infalíveis, e quaisquer que sejam nossos atos, não precisamos prestar contas deles a ninguém mais do que a nós mesmos.[5]
Fica
claro, tanto na história como nos dogmas oficias da Igreja ainda vigentes, que
Nicolau não estava expressando apenas o seu fanatismo, mas a visão de todos os
papas, que acabou se tornando a doutrina católica. Conforme o Vaticano II, a
ninguém é permitido sequer questionar o Magistério em assuntos de fé e moral. Somente a
hierarquia pode interpretar a Bíblia, e os fiéis devem aceitar essa
interpretação como se fosse vinda do próprio Deus. Todos devem obedecer ao papa,
mesmo quando ele não fala ex
catedra. Tais exigências de fé cega são vestígios atuais da atuação
tirânica dos papas através dos séculos.
O Fracasso do “Primeiro Papa”
Se as
palavras de Cristo a Pedro em Mateus 16.18 fizeram dele o primeiro papa
infalível, então temos outro problema sério. As palavras seguintes na boca de
Pedro negam o cerne do Evangelho cristão ao declarar que Cristo não precisava ir
até a cruz: “...Tem compaixão de ti, Senhor; isso [a morte na cruz] de modo algum te acontecerá” (Mateus 16.22). Ao que o Senhor respondeu imediatamente:
“Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das
coisas de Deus, e sim das obras dos homens” (Mateus 16.23). Esta foi a primeira declaração ex catedra de Pedro a toda a Igreja (conforme registra
a Bíblia) em matéria de fé e moral (ela tem a ver com o meio de salvação) – e
não era infalível, mas pura heresia!
No próximo capítulo Pedro comete um erro sério, com
outro pronunciamento herético. Ele coloca Cristo no mesmo nível de Moisés e
Elias: “Senhor, bom é estarmos
aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra
para Elias” (Mateus 17.4).Desta vez é o próprio Deus quem censura, do céu,
o “novo papa”: “Este é o meu Filho
amado em quem me comprazo; a ele ouvi” (v. 5).
Mais
tarde, temendo por sua vida, Pedro nega, pragueja e jura não conhecer Jesus –
novamente uma declaração de “fé e moral” a toda a Igreja que nega o próprio
Cristo. Mesmo se os papas fossem seus sucessores, Pedro dificilmente poderia
ter-lhes passado uma infalibilidade que, obviamente, não
possuía.
Base Bíblica para a Infalibilidade?
Hans
Küng, teólogo católico contemporâneo, disse: “A principal prova citada pelo Vaticano
I para a infalibilidade papal, Lucas 22.32 (“Eu, porém, roguei por ti, para que a
tua fé não desfaleça”), jamais foi
usada, nem mesmo pelos canonistas medievais, para documentar esse dogma – o que
é correto. Nessa passagem Jesus não prometeu a Pedro que este não erraria mais,
porém deu-lhe a graça de perseverar na fé até o fim”.[6] Von Dollinger concorda
plenamente:
Todos conhecem a clássica passagem da Escritura sobre a qual o edifício da infalibilidade papal tem se escorado “Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça, tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos” (Lucas 22.32). Essas palavras referem-se especificamente a Pedro, à sua negação de Cristo e sua conversão...
É totalmente contrário ao sentido original da passagem... encontrar nela uma promessa de infalibilidade futura a uma sucessão de papas... Até o final do século XVII nenhum escritor sonharia com tal interpretação; todos eles, sem exceção – num total de 18 – explicam-na apenas como uma oração de Cristo para que o seu apóstolo não sucumbisse e perdesse inteiramente a sua fé na prova que teria de enfrentar em breve.[7]
Muitos
outros eminentes historiadores e teólogos católicos poderiam ser citados do
mesmo modo. Peter de Rosa acrescenta sua própria visão:
De acordo com os Pais [da Igreja], Pedro não tinha sucessor algum. Eles viam todos os bispos como sucessores dos apóstolos, não um bispo sucedendo um apóstolo apenas, neste caso, Pedro. Logo, eles não poderiam sequer ter aceito a alegação de que “o sucessor de Pedro” deveria dirigir a Sé em Roma.
Também já vimos que todas as declarações de doutrina, especialmente os credos, não vieram dos papas, mas dos concílios. Nos primeiros séculos jamais ocorreu aos bispos de Roma que eles pudessem definir doutrinas para toda a Igreja.[8]
Pedras Instáveis
Depois
de ter prometido a Cristo na última ceia que preferia morrer a negá-lo, Pedro
fez exatamente o contrário. “Então,
começou ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem!” (Mateus 26.74). Essa é uma negação completa do próprio
Cristo e do cristianismo como um todo. Pedro era uma “pedra” muito instável para
Cristo ter construído sobre ele a sua Igreja! Porém seus supostos sucessores
foram culpados de coisas ainda piores.
Já
mencionamos uma porção deles. Consideremos brevemente mais um exemplo: o papa
Júlio II (1503-1513), sifilítico e infame mulherengo, pai de inúmeros bastardos.
Ele comprou sua posição no papado. Durante a Quaresma, enquanto os bons
católicos faziam dietas rigorosas, ele se deleitava com ricas iguarias. Usando
sua armadura, Júlio muitas vezes conduziu pessoalmente seus exércitos para a
conquista de cidades e territórios, com o objetivo de expandir os Estados
papais. Como poderia ser ele o vigário de Cristo, que afirmou que o Seu reino
não era deste mundo e que por isso os Seus súditos não lutariam? Dizer tal coisa
é zombar de Cristo e de Seus ensinos.
Sucessores de Imperadores
Lembre-se que nos primeiros tempos da Igreja a infalibilidade não
era atribuída ao bispo de Roma, mas ao seu superior, o imperador. O papa Leão I
(440-461), por exemplo, concedeu a um imperador incrédulo a mesma infalibilidade
que Pio IX persuadiu os membros do Vaticano I a declararem ter sido sempre o
poder exclusivo dos papas. Leão I disse: “Pela inspiração do Espírito Santo o
imperador não necessita de instrução humana e é incapaz de cometer erros
doutrinários”.[9]
O
rasgado louvor que transcrevemos a seguir soa como aquele que hoje é dado aos
papas, mas trata-se de um discurso de Eusébio, honrando o imperador pagão
Constantino depois que este assumiu a liderança da Igreja:
Deixemos, então, que apenas o Imperador... seja declarado digno... livre... estando acima da sede de riquezas, superior ao desejo sexual... que dominou as paixões que sobrecarregam o restante dos homens; cujo caráter é formado conforme o original divino do Supremo Soberano, e cuja mente reflete, como num espelho, a radiação de Suas virtudes. Além disso, o nosso imperador é perfeito em prudência, bondade, justiça, coragem, piedade, devoção a Deus...”[10]
Esse
louvor era apenas para o imperador, que o colocava acima do
bispo de Roma, o qual lhe era subordinado. Assim, Constantino chamou a si mesmo
“bispo dos bispos”. Hoje os papas que ostentam os títulos de
Constantino e desfrutam de suas regalias são seus legítimos sucessores e não os
sucessores de Pedro. O historiador Will Durant mostra que “durante a duração de
seu reinado, ele [Constantino] tratava seus bispos como auxiliares políticos; os
convocava, presidia seus Concílios e concordava em apoiar qualquer opinião que a
sua maioria formulasse”.[11]
A
doutrina nada significava para Constantino – apenas que os bispos deveriam
concordar com ele pelo bem da unidade imperial. Peter de Rosa cita um bispo do
século IV: “A Igreja [naquele tempo] fazia parte do Estado”. Ele continua
explicando:
Mesmo o bispo de Roma – que não foi chamado de “papa” por muitos séculos – era, em comparação [com Constantino], uma pessoa sem importância. Em termos civis, era um vassalo do imperador; em termos espirituais, quando comparado a Constantino, era um bispo de segunda classe...
Não o papa, mas ele [Constantino], assim como Carlos Magno mais tarde, era o cabeça da Igreja, sua fonte de unidade, diante de quem o bispo de Roma tinha de se prostrar e declarar lealdade. Todos os bispos concordavam que ele [o Imperador] era o “oráculo inspirado da sabedoria da Igreja”.
Portanto, era Constantino e não o bispo de Roma quem ditava o tempo e o local dos sínodos da Igreja e até mesmo estipulava como os votos seriam dados. Sem a sua aprovação, eles não seriam legalizados; ele era o único legislador do Império.[12]
A Herança Pagã do Papado
A idéia de um Concílio da Igreja foi inventada por
Constantino, o qual, apesar de sua professa “conversão” a Cristo, continuou
sendo pagão.
A
idéia de um Concílio da Igreja foi inventada por Constantino, o qual, apesar de
sua professa “conversão” a Cristo, continuou sendo pagão. Ele jamais renunciou à
sua lealdade aos deuses pagãos, jamais aboliu o altar pagão de Vitória, no
Senado, nem o das virgens Vestais; e o deus-Sol, não Cristo, continuou a ser
honrado nas moedas imperiais. Ele só foi batizado pouco antes de sua morte, e
mesmo assim, por Eusébio, um sacerdote ariano herege. Durant nos revela que
durante toda sua vida “cristã” Constantino usava tanto os ritos pagãos como os
cristãos e continuava a confiar em “fórmulas mágicas para proteger as colheitas
e curar doenças”.[13]
O fato
de Constantino ter assassinado todos os que pleiteavam o seu trono [notoriamente
seu filho Crispo, um sobrinho e um cunhado] é uma evidência ainda maior que sua
“conversão” ao cristianismo era, como têm sugerido os historiadores, uma astuta
manobra política. O historiador e padre católico Philip Hughes nos lembra: “Em
seus atos, ele [Constantino] permaneceu sendo até o final de sua vida o mesmo
pagão de sempre. Seus ataques de fúria, a crueldade que, uma vez despertada, não
poupava nem a vida de suas esposas e filhos, são... um desagradável testemunho
da imperfeição de sua conversão”.[14]
Os
três filhos “cristãos” de Constantino (Constantino II, Constâncio II e
Constanço), asseguraram, após a morte de seu pai, a posse de suas regiões
separadas do império depois de um massacre implacável da família. Eles
conseguiram levar a “cristianização” do Império a um patamar ainda maior. Foram
eles, (e não Pedro) os antecessores dos papas da atualidade.
Como
já foi dito, Constantino convocou, estabeleceu o que seria discutido, fez o
discurso de abertura e desempenhou um papel proeminente no primeiro Concílio
Ecumênico da Igreja, o Concílio de Nicéia, e também em uma porção de concílios,
assim como faria Carlos Magno, 500 anos depois. Tendo em vista que os
imperadores convocavam os concílios, não é de admirar que nenhum dos que foram
realizados nos primeiros 1000 anos tenha reconhecido o bispo de Roma como cabeça
da Igreja.
Cristo
exemplificou a humildade e serviço aos outros. Ele disse aos Seus discípulos:
“Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são
chamados benfeitores. Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós
seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve” (Lucas 22.25-26). Esquecendo essa admoestação, os papas
imitaram os imperadores pagãos, de quem herdaram sua posição e
poder.
Cristo
também condenou a posição autoritária exercida pelos rabinos em Seus dias. Suas
palavras aos líderes da religião judaica são deveras apropriadas à hierarquia
católica romana:
“Amam o
primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações
nas praças e o serem chamados mestres pelos homens. Vós, porém, não sereis
chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos. A
ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que
está nos céus...
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque
sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram
belos, mas interiormente estão cheios de ossos de
mortos e de toda imundícia... por dentro, estais cheios de hipocrisia e de
iniqüidade” (Mateus 23.6-9;
27-28). (Dave Hunt - http://www.chamada.com.br)